28/09/2015 - 5 técnicas para ajudar seu filho a gostar de vegetais

1- Nunca force qualquer criança a comer, em vez disso, incentive-a a experimentar pequenas mordidas ou colheradas. A maneira como isso funciona é simplesmente colocar em cima da mesa uma pequena tigela de comida que elas já gostam e introduzir o novo vegetal na lateral. Se elas não aceitam o vegetal, retire-o e tente novamente na próxima vez. Eventualmente as crianças vão ver seus esforços e experimentar.
Um ponto favorável sobre este incentivo é oferecer uma taça de morangos em troca dela comer os legumes. Isso irá deixar as crianças sob o controle e decidirem quando comer o vegetal. E assim, da próxima vez, não vão se sentirem forçados. Elas vão encarar a situação de forma mais positiva e agradável.

As principais desvantagens são eles saborearem os legumes e decidirem não querer mais. Por exemplo, podem dizer que não gostam de comer cenouras. Se isso acontecer, então tente simplesmente um vegetal diferente, na próxima vez. Quando as crianças desenvolverem um gosto por vegetais diferentes, então você pode reintroduzir as cenouras em sua dieta.

2- Ensine-lhes que elas são jovens e precisam comer legumes. Então, como isso funciona? Você pode pensar que dizer a seus filhos sobre o valor nutricional dos produtos hortícolas não vai interessar a elas. Faça assim: divida o assunto em histórias fáceis de entender e que falem porque as cenouras e brócolis são saudáveis e nutritivos.

Explique-lhes como a nutrição irá ajudá-las a se transformar em um menino ou menina grande e forte. Isso pode aumentar a confiança nos seus hábitos alimentares. Pontos positivos são que seus filhos vão aprender em uma idade precoce o que significa ser saudável e crescer para serem pessoas melhores na vida. Existe uma experiência de ensino negativo? Se você está instruindo-os simplesmente sobre como tornar-se melhor na vida, então não há efeitos negativos em ensiná-los a crescer e ser parte da nossa sociedade.

No entanto, se você começar a forçá-los a comer legumes, elas associarão a comida com a punição. Ao perguntar-lhes se eles gostariam de aprender sobre nutrição de uma forma divertida, elas ficarão estimuladas a aprender mais sobre o valor da comida.

3- Espere até que seu filho esteja com fome. Coloque então um grande prato de verduras em cima da mesa e espere até a noite. Depois de um dia cheio de brincadeiras na escola é provável que elas comam. Se não comerem, provavelmente merendaram por conta própria. Se não quiser fazer isso, pergunte-lhes se elas estão interessadas em experimentar uma pequena quantidade. Se não quiserem, deixe os legumes onde estão e espere.

4- Você pode cozinhar os vegetais a vapor para que fiquem mais macios e facilitam a mastigação. Pode também acrescentar um molho bem saboroso, fazendo com que as crianças tenham uma experiência especial com os legumes. Se elas mastigam a cenoura dura pela primeira vez, podem associar suas primeiras impressões de cenoura como algo duro e desconfortável. Simplesmente amaciando os legumes, tira qualquer impressão negativa e lhes dão uma textura que as crianças já estão acostumados a usar desde bebês. A parte favorável sobre isto é prepara-las para sopas e ensopados.

5- Oferecer diversos tipos de tira-gosto ou menu de experimentação. As crianças vão pegar os alimentos e fazer suas próprias combinações, como por exemplo alface com tomate e outros alimentos. Perceberão desta forma que os legumes tem um gosto muito bom.
Alimentos como aipo e manteiga de amendoim podem formar uma combinação bem gostosa. Isso ajuda as crianças a formar seus próprios hábitos e perceber que a alimentação é algo bem divertido.

Pense sobre estas abordagens alternativas com cuidado, quando você começa a alimentar seus filhos com legumes.

 

Fonte: http://www.obrasileirinho.com.br/criancas-gostar-de-vegetais/




Voltar



f y